Linhas de Pesquisa

Domínios da Política Popular
Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar os espaços, momentos e formas da participação popular na política e nas lutas pelo poder nas sociedades antigas, incluindo, mas também extrapolando, seus quadros institucionais. Essas pesquisas visam explorar as diferentes formas de comunicação, interação social e ação coletiva que marcam a política popular na Antiguidade Greco-Romana. Trata-se também de investigar as relações dos grupos populares com as elites políticas, sociais ou religiosas, que vão do confronto à colaboração.
 
Tradições e Culturas Populares
Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar as linguagens, expressões, concepções e tradições populares no mundo antigo. As pesquisas desenvolvidas nessa linha não buscam apenas identificar e classificar os objetos de cultura tidos como “populares”, mas também investigar as apropriações e os usos populares dos variados símbolos da cultura. Trata-se, portanto, de relacionar as tradições e práticas culturais dos grupos populares tanto às experiências materiais e sociais em que se enraízam, quanto ao contexto específico das relações sociais e culturais em que são mobilizadas.
 
Estratégias Sociais Subalternas
As pesquisas desenvolvidas nesta linha visam compreender as práticas sociais de diferentes grupos excluídos ou subalternos na Antiguidade Greco-Romana, como mulheres, estrangeiros, trabalhadores livres, escravos e libertos, enquanto estratégias de resistência ou de sobrevivência quotidianas. Trata-se aqui de investigar os padrões de interação social no dia-a-dia e os modos como os grupos subalternos, para além da rara rebelião, podiam lutar para reduzir os efeitos da marginalidade, desigualdade e exclusão no quotidiano.