Nº 1 (2023): Agência, conflitos e subalternidade na Antiguidade

Sinopse

Capa O presente volume reúne estudos de pesquisadores de diversos programas de pós-graduação de universidades brasileiras cujos trabalhos tocam o tema da subalternidade e práticas populares na Antiguidade. Oriundos dos debates e contribuições que tiveram lugar na I Jornada do GSPPA de Pesquisas em Andamento na Pós-Graduação: Antiguidade e Subalternidade, os textos que compõem a obra abrangem uma temporalidade que se estende do século VII a.C. ao século VII d.C., por vezes em uma abordagem diacrônica com a contemporaneidade, bem como contextos históricos diversos, da antiga Judá à Gália romana tardia, buscando sempre abordagens interdisciplinares. Os doze capítulos que lidam tanto com a documentação escrita quanto com a cultura material estão divididos em quatro grandes eixos temáticos dentro dos quais se organizam cronologicamente. Além da apresentação do volume e da apresentação da série Antiguidade e Subalternidade, os capítulos são precedidos por uma introdução que situa a obra dentro do contexto brasileiro dos estudos sobre a subalternidade e a cultura popular na Antiguidade e são sucedidos por um posfácio que faz um balanço das contribuições dos autores e aponta perspectivas futuras para esses estudos. Para acessar o volume, clique aqui.

 

Organizadora/es

Juliana Marques Morais

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em História Social pela mesma universidade e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo.

Pedro Benedetti

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em História e Antropologia da Antiguidade pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.

Rafael Monpean

Graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas, e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.