Domínios da Política Popular
Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar os espaços, momentos e formas da participação popular na política e nas lutas pelo poder nas sociedades antigas, incluindo, mas também extrapolando, seus quadros institucionais. Essas pesquisas visam explorar as diferentes formas de comunicação, interação social e ação coletiva que marcam a política popular na Antiguidade. Trata-se também de investigar as relações dos grupos populares com as elites políticas, sociais ou religiosas, que vão do confronto à colaboração.
Tradições e Culturas Populares
Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar as linguagens, expressões, concepções e tradições populares no mundo antigo. As pesquisas desenvolvidas nessa linha não buscam apenas identificar e classificar os objetos de cultura tidos como “populares”, mas também investigar as apropriações e os usos populares dos variados símbolos da cultura. Trata-se, portanto, de relacionar as tradições e práticas culturais dos grupos populares tanto às experiências materiais e sociais em que se enraízam, quanto ao contexto específico das relações sociais e culturais em que são mobilizadas.
Estratégias Sociais Subalternas
As pesquisas desenvolvidas nesta linha visam compreender as práticas sociais de diferentes grupos excluídos ou subalternos na Antiguidade, como mulheres, estrangeiros, trabalhadores livres, escravos e libertos, enquanto estratégias de resistência ou de sobrevivência quotidianas. Trata-se aqui de investigar os padrões de interação social no dia-a-dia e os modos como os grupos subalternos, para além da rara rebelião, podiam lutar para reduzir os efeitos da marginalidade, desigualdade e exclusão no quotidiano.